O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou nos dias 20 e 21 de novembro de 2024 na Fazenda São Francisco, em Mogi Mirim, no Estado de São Paulo. O objetivo foi avançar na consultoria técnica e econômica voltada para a produção animal em pasto. A colaboração do professor Adilson Aguiar com o projeto teve início em julho de 2017, refletindo um compromisso prolongado com a excelência em resultados.
As Fazendas São Francisco e Santo Antônio são do Condomínio Canto Porto, empresa do senhor Antônio Carlos Canto Porto Filho e seus filhos. Na Fazenda São Francisco, o setor de bovinos se dedica à seleção das raças Gir Leiteiro e Girolando, enquanto o setor da Cabanha foca na criação de cavalos da raça Crioulo, implementando programas de transferência de embriões e fertilização in vitro (FIV). A fazenda também abriga a sede da CPEX, empresa especializada em projetos de embriões FIV. Por sua vez, na Fazenda Santo Antônio, as atividades centram-se na produção de leite com vacas das raças Girolando e Holandês, além da produção de grãos.
Em outubro de 2024, a Fazenda Santo Antônio fechou um volume médio diário de 61.273 litros de leite, provenientes de 1.756 vacas em lactação, com uma produtividade de 34,9 litros/vaca/dia. O professor Adilson Aguiar destacou a meta de expansão para o projeto leiteiro da fazenda. "A expansão do projeto de leite na Fazenda Santo Antônio tem como meta ordenhar 2.404 vacas em sistemas muito intensivo em “compost barn” para a produção de um volume diário de 84.000 litros", afirma o professor
Na Fazenda São Francisco os sistemas irrigados 1, 2, 3 e 4 estavam sendo pastejados por novilhas e vacas doadoras Gir, e receptoras cruzadas suplementadas apenas com suplemento mineral. Nos dias 20 e 21 de novembro de 2024, as taxas de lotação estavam em 7,12 cabeças/ha e 6,0 UA/ha. Estas pastagens são de capim-tifton 85 e irrigadas por aspersão em malha.
As pastagens em sequeiro (não irrigadas) são cultivadas com capins Brachiaria sp (Braquiarão e Decumbens), Panicum sp (Mombaça) e Cynodon sp (Tifton 85 e Vaquero) e nos dias 20 e 21 de novembro de 2024 estavam com taxas de lotação de 2,5 cabeças/ha e 2,1 UA/ha com animais suplementados apenas com suplemento mineral. Anualmente estas pastagens tem seus solos corrigidos e adubados.
No projeto de seleção de equinos da raça Crioulo, na Cabanha Canto Porto, as pastagens são de capim-tifton 85 em sistema de sequeiro (não irrigadas), intensificadas por meio de correção e adubação do solo. Nos dias 20 e 21 de novembro de 2024, a taxa de lotação média estava em 2,55 equinos/ha e 2,1 UA/ha.
A Fazenda Santo Antônio fechou o mês de janeiro de 2019 com uma produção média diária de 9.380 litros e dezembro deste ano com produção média de 17.532 litros/dia com 757 vacas com produtividade média por vaca de 23.1 litros/dia. Em dezembro de 2021 a produção média diária foi de 29.210 litros com 1.134 vacas com produtividade média por vaca de 25.9 litros/dia. Em dezembro de 2022, a produção média diária foi de 40.927 litros com 1.292 vacas com produtividade média por vaca de 31.7 litros/dia. Em janeiro de 2024, a produção média diária foi 50.783 litros com 1.575 vacas e produtividade média por vaca de 32,3 litro/dia. Assim o crescimento no volume diário de leite entre dezembro de 2019 a janeiro de 2024 foi de 2,9 vezes ou 190%, enquanto a produtividade por vaca aumentou em 40% nesse mesmo período.
Os projetos das Fazendas São Francisco e Santo Antônio são gerenciados por Geraldo Donizete Marcantônio que está à frente do projeto por 31 anos, e pelo médico veterinário Thiago Nogueira Marcantônio (8 anos no projeto).
Os cultivos para a produção de grãos e silagens e o manejo da pastagem é coordenado pelo engenheiro agrônomo Diogo Nogueira Marcantônio.
Com a orientação do professor Adilson, as fazendas têm implementado práticas avançadas em manejo da pastagem nas áreas de escolha das espécies forrageiras, estabelecimento da pastagem, manejo do pastoreio, correção e adubação do solo, manejo e controle de plantas daninhas e insetos pragas, produção de volumosos suplementares, além de infraestrutura de piquetes e bebedouros, fortalecendo a sustentabilidade e produtividade das operações agropecuárias nas Fazendas São Francisco e Santo Antônio.
Comentários