O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou pela quinta vez, em 2020, no projeto da Fazenda Frei Galvão, de propriedade da Galvão Agropecuária, de Luiz Régis Galvão Filho. A visita aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de dezembro de 2020. O zootecnista Lucas Castro Silva, da Lancer Consultoria, trabalhou junto com o professor Adilson nesta etapa de trabalho.
A fazenda está localizada no estado do Goiás, no município de Caldas Novas. O professor Adilson Aguiar iniciou o trabalho neste projeto em junho de 2011 quando fez o inventário dos recursos da propriedade: clima, solos, pastagens, rebanho, benfeitorias e edificações, máquinas, implementos, veículos, capital, os objetivos e as metas do proprietário.
Posteriormente, o professor Adilson indicou o colega Mateus Contatto para fazer o acompanhamento da execução do projeto por meio de visitas de rotinas desde 2012, enquanto o professor Adilson fazia visitas esporádicas. O colega Mateus é zootecnista, especialista em Gestão do Agronegócio e consultor da Contatto Consultoria.
A partir de janeiro de 2018 o professor Adilson voltou a assumir o trabalho de visitas de rotina. Entre os dias 28 e 30 de dezembro, o rebanho estava composto por 3.132 cabeças nas fases de cria, recria e engorda (atividade de ciclo completo), e destas 2.234 cabeças são de fêmeas em idade reprodutiva. Na fazenda estavam pastejando em 373 hectares, 1.031 cabeças, com taxa de lotação de 2,9 cabeças/ha e 1.5 UA/ha, mais 1.298 animais estavam confinados e o restante do rebanho estava em pastagens arrendadas em áreas vizinhas.
Para o período chuvoso 2020/2021 (de novembro a maio), a taxa de lotação média nas pastagens será de 6.6 cabeças/ha correspondendo a 4.1 UA/ha.
“Em 2018 foi estabelecida a meta de alcançar um rebanho de 2.000 cabeças média ano em pasto. Para alcançar esta meta a propriedade foi toda modulada em 87 piquetes com área média de 4 hectares cada um; o programa de correção e adubação do solo para a intensificação teve início na safra 2018/2019; um confinamento para 2.400 animais estáticos foi construído e 86 hectares são cultivados para a produção de silagem de capim-mombaça. Mas em 2020 foi traçado um planejamento para aumentar ainda mais a escalada este projeto e para tal novas áreas estão sendo arrendadas na região”, comenta Aguiar.
Nesta visita, o professor Adilson orientou o estabelecimento de pastagens, a construção de módulos de pastoreio, o manejo do pastejo, as adubações nas pastagens e nas áreas de produção de silagem, o manejo e o controle de plantas infestantes e pragas e o programa de suplementação do rebanho em pasto. O principal objetivo do proprietário é conduzir um projeto para produção de carnes especiais de animais cruzados Angus/Nelore com marca própria, a Galvão Beef.
Comentários