O professor Adilson Aguiar trabalhou entre os dias 15 e 19 de setembro no estado do Pará, no município de Goianésia do Pará (402 km ao sul de Belém, capital do estado), na Fazenda Califórnia, de propriedade do Grupo 2MS, que ainda têm mais fazendas neste estado e nos estados do Mato Grosso e da Bahia, com um rebanho total em ciclo completo de mais de 25.000 bovinos.
O primeiro trabalho do professor Adilson Aguiar nesta empresa foi entre os dias 31 de janeiro e 03 de fevereiro de 2018 quando ele fez o inventário de recursos e emitiu um diagnóstico da situação atual e do potencial do projeto específico da Fazenda Califórnia.
O primeiro trabalho de rotina foi entre os dias 27 e 29 de junho, de 2018, o segundo, o terceiro e o quarto foram de 03 a 06 de abril, de 31 de julho a 02 de agosto e de 11 a 14 de dezembro de 2019, respectivamente. E agora foi o quinto trabalho de rotina.
As propriedades do Pará são gerenciadas pelo engenheiro agrônomo Luís Otato Neto e administrada por um dos 3 irmãos do Grupo 2MS.
A área total desta propriedade compreende 3.344 ha, sendo destes 2.070 ha úteis. Na safra 2020/2021, serão cultivados 320 ha para a produção de milho silagem de planta inteira e milho grão e 1.750 ha serão explorados sob pastejo. Destes 1.750, 651 ha serão intensificados por meio de correção e adubação do solo para alcançar uma meta de 4 UA/ha, enquanto o restante da área de pastagens será lotada com 0.74 UA/ha, e a taxa de lotação média da área de pastagens da propriedade será de 2.03 UA/ha e 2.65 cabeças/ha. No médio prazo, a meta será alcançar 3 cabeças/ha e 2.1 UA/ha.
Os animais na fase de recria são suplementados com suplemento mineral aditivado no período das chuvas, com suplemento múltiplo protéico/mineral/energético no nível de 0.1% do peso corporal no período da seca, e são sequestrados por 60 dias no período de transição seca/chuvas, sendo suplementados com silagem de milho e suplemento múltiplo no nível de 0.2% do peso corporal.
Já os animais na fase de engorda são terminados no período chuvoso com suplementação concentrada no nível de até 1% do peso corporal, enquanto no período da seca o nível de suplementação alcança entre 1.5 a 2.0% do peso.
Neste projeto, Adilson Aguiar tem orientado a escolha de espécies forrageiras, o estabelecimento de novas pastagens, a modulação das pastagens, o manejo do pastejo, o manejo e controle de plantas infestantes e de pragas, a correção e adubação dos solos, a suplementação do rebanho e a gestão do fluxo de caixa e do resultado econômico.
Comments