O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou na região nordeste do estado de Minas Gerais, no Vale do Rio Jequitinhonha, no município de Jequitinhonha, para a empresa Fazendas Reunidas Santa Maria. O trabalho foi em uma das seis fazendas que a empresa tem na região, a Fazenda Nossa Senhora Aparecida. A visita aconteceu entre os dias 20 e 22 de setembro de 2021.
A empresa investe nos programas de melhoramento genético das raças bovinas zebuínas Guzerá e Nelore, e das raças equinas Mangalarga Marchador e Pampa. Estes programas tiveram início em 1973. A empresa ainda investe na pecuária de corte de ciclo completo.
Trabalhou junto com o professor Adilson o seu amigo e engenheiro agrônomo José Augusto, que é gerente de fazendas de pecuária de corte no estado da Bahia e investe nas atividades de agricultura e de pecuária de corte (recria e engorda).
Entre os dias 20 e 23 de abril de 2021, o professor Adilson Aguiar realizou o primeiro trabalho nesta empresa com a finalidade de executar a primeira e a segunda etapa do programa de consultoria que ele oferece para seus clientes por meio da sua empresa a Consupec, que são: inventário de recursos e a de apresentação de diagnóstico.
O professor Adilson Aguiar inventariou os recursos climáticos, solos, benfeitorias e edificações, pastagens, rebanho, os objetivos e metas do proprietário, as dúvidas dele e de integrantes de sua equipe. E, com base neste inventário, apresentou um diagnóstico da situação atual e do potencial.
O maior desafio enfrentado pelos pecuaristas na região é o clima semiárido, com índice pluviométrico histórico de 842 mm, mas com anos com índice de apenas 525 mm, como foi em 2019.
A partir deste trabalho de 20 a 22 de setembro de 2021, o professor Adilson Aguiar deu início a terceira etapa do programa de consultoria que ele oferece para seus clientes por meio da sua empresa a Consupec, que é a etapa de acompanhamento do projeto.
O professor Adilson está orientando a escolha de espécies forrageiras, o estabelecimento de pastagens, a construção de infraestrutura das pastagens, o manejo do pastejo, o manejo e o controle de plantas infestantes, a correção e adubação do solo, a suplementação do rebanho.
O processo de intensificação da produção animal em pasto terá início com a modulação de piquetes e a correção e adubação do solo em 197 ha, dos 1.506 ha de pastagens totais da Fazenda Nossa Senhora Aparecida.
Commentaires