O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou nos dias 19 a 21 de maio de 2022 pela segunda vez, em 2022, para a empresa Fazendas SM, localizada no município de Caçu, Estado de Goiás. O professor Adilson Aguiar acompanhou este projeto entre 1998 e 2004, com dois trabalhos de rotina anualmente. Por mudanças estruturais internas, o programa de consultoria foi interrompido e depois retomado em setembro de 2017, e desde então foi retomado com dois a quatro trabalhos de rotina por ano.
As Fazendas SM possuem agora três propriedades na região sudoeste do Estado de Goiás, duas são de cria, e uma é de recria e engorda. As fazendas São Luiz e Santa Thereza desenvolvem a fase de cria, enquanto a Fazenda Alvorada desenvolve as fases de recria e engorda. A Fazendas SM possui uma área útil de 1.950 explorados totalmente com pastagens.
Nos dias da penúltima visita do professor Adilson e 01 e 02 de fevereiro de 2022 o rebanho somava 7.610 animais com taxas de lotação de 3.9 cabeças/ha e 2.6 UA/ha. Nesta última, o rebanho somava 5.766 animais, destes 4.652 estava nas pastagens e 1.114 em confinamento de engorda e de recria. A taxa de lotação das pastagens estava em 2.4 cabeças/ha e 2.0 UA/há.
Neste projeto o professor Adilson orienta: a) a escolha de espécies forrageiras; b) os procedimentos para o plantio de pastagens; c) seu manejo em geral (manejo e controle de plantas infestantes e pragas, manejo do pastoreio), mas principalmente como foco na correção e adubação do solo para a intensificação do sistema para as fases de recria/engorda; d) produção de silagem. Além destas orientações, o professor Adilson faz as viabilidades técnicas e econômicas das tecnologias para a decisão de sua adoção.
A meta é alcançar um rebanho com 3.850 fêmeas em reprodução e um rebanho total de 10.500 cabeças na mesma área útil atual.
Nas Fazendas SM são conduzidos os programas de melhoramento genético por meio de seleção da raça Nelore orientado pelo programa Qualitas, atualmente com 1.200 fêmeas em idade reprodutiva, e por meio de cruzamento entre as raças Angus e Nelore para a produção de carne de alto padrão de qualidade.
E na safra 2021/2022 a empresa começou a investir na integração lavoura/pecuária em sistema irrigado por pivô central e já alcançou na primeira safra 64 sacas de soja/ha.
Comments