O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou pela primeira vez, em 2022, no dia 29 de março de 2022 nas Fazenda Terras Novas, para a qual o professor Adilson presta consultoria técnica desde 2001.
Esta propriedade está localizada no distrito de Engenheiro Taveira, município de Araçatuba, SP, e é uma referência de integração de atividades. Parte da área útil da propriedade é arrendada para o cultivo de cana-de-açúcar (56% da área útil); parte é cultivada com seringueira (17% da área útil) para a produção de látex, e parte da área é explorada com pecuária (27% da área útil). Até junho de 2021 era desenvolvido um programa de melhoramento genético da raça nelore avaliado pela Conexão Delta Gen. Este rebanho foi transferido para uma propriedade da família do proprietário localizada no Estado do Mato Grosso do Sul, e partir daí teve início o investimento nas fases de recria e engorda.
Os primeiros produtos da primeira safra de produção de carne nesta nova atividade de recria e engorda alcançaram os seguintes índices: 512 kg de peso corporal final, um GMD de 1.51 kg/cabeça/dia, um ganho de carcaça de 1.28 kg/cabeça/dia, com rendimento de carcaça de 55.6%.
O professor Adilson atua orientando o programa de manejo da pastagem: coleta de forragem para cálculo da sua disponibilidade, acumulo, capacidade de suporte; correção e adubação do solo; manejo e controle de plantas infestantes e de pragas.
“O programa de correção e adubação dos solos das pastagens tem como estratégia a correção de 25% da área útil de pastagens da fazenda e adubações anuais de manutenção, já no quarto ano de execução, contribuiu significativamente no planejamento alimentar do rebanho frente ao desafio climático dos anos 2018, 2019 e 2020, cujo acúmulo de chuvas ficou 251, 438 e 463 mm, respectivamente abaixo da média histórica. E de janeiro a dezembro de 2021, ficou 443 mm abaixo da média histórica. Já é o quarto ano seguido de chuvas abaixo da média histórica, acompanhada desde 1992”, comenta Aguiar.
No último periodo de chuvas da safra 2021/2022 a taxa de lotação média das pastagens foi de 1.85 UA/ha.
Comments