O professor Adilson Aguiar trabalhou nos dias 03 a 05 de março de 2022 na região sudoeste do Estado do Tocantins, no município de Sandolândia, nas Fazendas Bela Vista, Campos Belos e Santa Eliza. O trabalho nestas teve o objetivo de dar sequência às atividades que tiveram início nos dias 01 a 03 de março de 2018 quando o professor trabalhou no inventário de recursos e na emissão do diagnóstico.
A área útil de pastagens nestas três fazendas soma 3.338 hectares e no dia da visita do professor Adilson Aguiar o rebanho totalizava 4.700 animais de recria, com taxa de lotação de 1,41 cabeça/ha e 1,0 UA/ha.
O professor Adilson foi contratado para orientar e acompanhar um projeto de intensificação da produção de carne em pastagens na fase de recria nestas três fazendas, com um rebanho de 8.000 animais no período das chuvas, e 4.000 no período da seca, e terminar os animais em um confinamento para 7.500 animais estáticos na propriedade do mesmo proprietário que fica no município de Acreúna, Estado de Goiás.
Para tal, o professor Adilson Aguiar tem orientado a escolha de espécies forrageiras, o plantio de pastagens, a adequação da infraestrutura, o manejo do pastoreio, o manejo e controle de plantas invasoras e pragas de pastagens. E a partir da safra 2022/2023 passará a também orientar a correção e a adubação dos solos das pastagens.
Comments