O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou na região da Zona da Mata de Minas Gerais, no município de Santana do Deserto, distante 50 km de Juiz de Fora, a cidade polo da região. A atividade aconteceu entre os dias 25 a 27 de agosto de 2021 na Fazenda Santa Clara, da empresa Agropecuária Santana do Deserto.
Esta foi a terceira etapa do programa de consultoria que o professor Adilson Aguiar oferece a seus clientes pela sua empresa a CONSUPEC – Consultoria e Planejamento Pecuário, que é a etapa de acompanhamento da execução do planejamento aprovado na segunda etapa.
A primeira etapa foi concluída na visita de 24 e 25 de junho de 2021 com o inventário de recursos do projeto.
Nesta etapa, o professor Adilson Aguiar fez levantamento do mercado regional, da logística, e dados climáticos, dos solos, da exploração e uso da terra, da infraestrutura da propriedade, das pastagens, do rebanho, do manejo geral, os objetivos e metas do proprietário, suas principais dúvidas.
Com base neste inventário, o professor Adilson Aguiar concluiu a segunda etapa do programa de consultoria oferecido com a emissão de um diagnóstico da situação atual e do potencial para alcançar os objetivos e metas estabelecidas. A apresentação deste diagnóstico aconteceu no dia 28 de julho de 2021 por meio de uma reunião on-line.
O objetivo do trabalho entre os dias 25 e 27 de agosto de 2021 foi de atualizar o mapa da propriedade, simular alternativas de modulação da área de pastagens em módulos de pastoreio de lotação alternada e rotacionada, dimensionar bebedouros e cochos para suplementação.
A área total da propriedade soma 622 ha, dos quais 263 ha são úteis e explorados com pastagens. O projeto será executado em duas etapas, a primeira com a meta de alcançar um rebanho de 500 matrizes em reprodução, e a segunda de alcançar 1.000 matrizes em reprodução. A atividade será de melhoramento genético por meio da seleção da raça Nelore para a produção de touros de alto mérito genético e o sistema será conduzido em um nível muito intensivo com adoção de tecnologias.
Atualmente já são 200 matrizes e 61 novilhas em idade reprodutiva, mais 163 bezerros (as) mamando.
Comments