O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou entre os dias 30 de março e 01 de abril de 2022 no Estado do Tocantins, no município de Monte Santo do Tocantins, na Fazenda Chão Mineiro, da empresa Mineira Empreendimentos Agropecuários.
Foi a primeira etapa de trabalho que o professor Adilson oferece para seus clientes que é a de inventário de recursos para dar seguimento à segunda etapa que é a de apresentação de um diagnóstico da condição atual do projeto de do seu potencial.
Nesta primeira etapa são inventariados os recursos climáticos (pluviometria, temperatura), de solos (classes de solos, fertilidade de solo por meio de análises), das pastagens (espécies forrageiras, estabelecimento de pastagens, nível de degradação, manejo do pastoreio, infestação por plantas invasoras, pragas que atacam pastagens, doenças de plantas forrageiras), das benfeitorias e edificações, parque de máquinas, rebanho (atividade, categorias animais e seus pesos, programas de melhoramento genético), dos integrantes da equipe, os programas de suplementação, indicadores técnicos e econômicos.
A Fazenda Chão Mineiro tem uma área total de 2.797 ha, uma área útil de 1.350 ha sendo 1.260 ha de pastagens e 90 ha para produção de silagem de planta inteira de milho. São 1.122 ha de reserva legal para preservação ambiental.
As pastagens são moduladas em 31 módulos de pastoreio, com 2 a 4 piquetes por módulo, adota pastoreios de lotação alternada (2 piquetes por lote) e rotacionada (no minimo 3 piquetes por lote de animais).
As pastagens são bastante diversificadas com 10 variedades de gramíneas forrageiras, dos gêneros Brachiaria sp e Panicum sp.
Em 2021 o estoque médio do rebanho foi de 3.400 cabeças correspondendo a 2.500 UA com taxas de lotação de 2.7 cabeças/ha e 1.98 UA/ha.
O proprietário da Fazenda Chão Mineiro adota um sistema de intensificação de pastagens por meio de correção e adubação do solo. Nesta safra 2021/2022 os solos das pastagens foram corrigidos com 1 t/ha de calcário, 0.3 t/ha de gesso e adubadas com um formulado NPK 16 16 16 na dose de 200 kg/ha.
A atividade explorada é a fase de cria e recria de fêmeas para a reposição com a comercialização de bezerros machos após a desmama. O programa de melhoramento genético adota os 2 sistemas, o de seleção (Nelore PO) e de cruzamentos Angus com Nelore e ½ sangue Angus/Nelore com Senepol. O peso médio a desmama foi de 250 kg, a idade à primeira concepção das novilhas aos 13 meses com peso acima de 300 kg.
No período das chuvas as matrizes são suplementadas com suplemento mineral, os bezerros mamando são suplementados com concentrado no nível de 0.5% do seu peso, e a recria de fêmeas com suplemento múltiplo no nível de 0.3% do peso. No periodo da seca as matrizes são suplementadas com suplemento múltiplo no nível de 0.1% do peso.
Há uma enorme preocupação com bem-estar animal. As áreas de lazer têm 1 ha, com sombreamento em abundância, artificial com sombrite e natural com arvores de eucalipto, agua servida em bebedouros sempre mantida limpa com lavagens quase que diariamente.
O professor Adilson foi contratado para orientar a expansão do projeto de intensificação para aumentar gradativamente o número de matrizes para 3.000, 4.000 até alcançar 5.000.
Comments