O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou entre os dias 20 e 23 de dezembro de 2022 no Estado de Minas Gerais nos municípios de Esmeraldas e Buritizeiro atendendo os projetos das empresas Feno e Nelore Visual, que tem as marcas FENO VISUAL: Garantia de Qualidade e Estoque, com campos de fenação em Esmeraldas e Buritizeiro e NELORE VISUAL: Aperfeiçoamento Genético, no município de Esmeraldas. Este foi o quarto trabalho em 2022 prestado para esta empresa.
No município de Esmeraldas, na região metropolitana de Belo Horizonte, estão localizadas as Fazendas Bella Vista e Feno Visual onde são desenvolvidas as atividades de seleção da raça Nelore em pastagens em sistema de sequeiro, o cultivo de milho para silagem de planta em sistema de sequeiro e a produção de feno e pré-secado em sistemas de sequeiro e irrigado, com irrigações por aspersão em malha e por pivô central. Ainda têm fazendas arrendadas próximas para o cultivo de milho para silagem de planta.
No município de Buritizeiro, na região norte do Estado de Minas Gerais, está localizada a Fazenda Beira Rio. Esta foi recém comprada e ainda não tem nenhuma exploração, mas o projeto será de produção de feno e pré-secado. Este projeto está sendo implantado com início da produção de feno e pré-secado em dezembro de 2022.
No primeiro trabalho, realizado em 09 e 10 de setembro de 2021, o professor Adilson inventariou os recursos destas propriedades, emitiu um diagnóstico dos potenciais de cada uma, e se haverá potenciais para alcançar as metas do proprietário.
No segundo trabalho, realizado em 11 a 13 de novembro de 2021, já um trabalho de acompanhamento de rotina foi orientado a implantação de novos campos de feno, a correção e a adubação dos campos de fenos já em exploração e para os campos de fenos que serão plantados, o manejo e o controle de plantas infestantes e de pragas.
No terceiro trabalho, realizado entre 27 a 30 de dezembro de 2021, o professor Adilson participou do planejamento para fins de orçamentos para 2022 para as propriedades da empresa. Ainda reforçou as orientações sobre estabelecimento de pastagens, manejo do pastoreio, manejos e controles de plantas invasoras e de pragas, correção e adubação do solo, suplementação animal.
No quarto, quinto e sexto trabalhos, realizados entre 15 e 18 de março, 21 a 24 de junho, e 13 a 15 de setembro de 2022, o professor avaliou a execução dos procedimentos recomendados nas visitas anteriores e seus resultados, e orientou o manejo do pastoreio, o manejo e o controle de plantas invasoras e de insetos pragas, o programa de suplementação de animais, as demandas de volumosos e de adubação para a evolução do rebanho até 2025 (para a Nelore Visual), e o manejo e o controle de plantas invasoras e de insetos pragas, a correção e adubação do solo, a implantação de novos campos de feno/pré-secado para a Feno Visual.
Neste sétimo trabalho o foco foi o planejamento para o período das chuvas de 2022/2023 (principalmente cultivos de milho para produção de silagem, adubação de pastagens de sequeiro), além da avaliação dos procedimentos recomendados nas visitas anteriores e seus resultados.
Comments