O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou no dia 11 de fevereiro de 2022 no estado de São Paulo, no município de Mogi Guaçu, na Fazenda Velocitta, da Frec Agropecuária. O objetivo foi executar a quarta etapa do programa de consultoria que a CONSUPEC oferece para seus clientes, que é a etapa de acompanhamento da execução do planejamento. Foi o primeiro trabalho desta etapa em 2022.
No dia 09 de novembro de 2019, o professor Adilson Aguiar realizou a primeira etapa do programa que é a etapa de inventário de recursos quando foram levantados dados e informações do clima, dos solos, da infraestrutura da propriedade, do rebanho, das pastagens, dos insumos, dos recursos financeiros, dos integrantes da equipe de trabalhadores, da logística, do mercado local; as dúvidas, objetivos e metas do proprietário.
No dia 20 de dezembro de 2019, o professor Adilson realizou a segunda etapa do programa que é a etapa de apresentação de diagnóstico da situação atual e do potencial de um projeto e um planejamento para que os objetivos e as metas sejam alcançados no curto, médio e longo prazo.
Até o professor Adilson Aguiar apresentar o diagnóstico, a atividade desenvolvida na Fazenda Velocitta era a de ciclo completo para a produção de carne gourmet de animais Wagyu e cruzados Wangus.
A partir da apresentação do diagnóstico decidiu-se por dar início a um projeto de recria e engorda, ainda com foco em produção de carne para um mercado gourmet, mas não produzindo os próprios animais e sim os repondo no mercado. Por ocasião da apresentação do diagnóstico, o professor Adilson propôs um planejamento para que os objetivos e metas sejam alcançados e propôs um programa de acompanhamento.
Neste projeto o professor Adilson está orientando todo o manejo da pastagem, supervisionando o programa de suplementação animal em pasto, dando suporte nos critérios de compra de animais para reposição.
“Para a safra 2021/2022 está planejado recriar em 626 ha de pastagens intensivas no período chuvoso 3.000 animais e terminá-los em confinamento. No médio/longo prazo a meta é alcançar um rebanho de 6.000 animais na mesma área”, explica Aguiar.
No dia 11 de fevereiro de 2022 no rebanho somavam 2.731 animais na fase de recria em pasto com taxa de lotação de 4.4 cabeças/ha e 3.15 UA/ha com animais sendo suplementados com suplemento mineral. Na safra 2020/2021 a produtividade de carne em pasto com animais de recria alcançou 17,3 @/ha com 3,3 animais/ha, 2,1 UA/ha e 0,42 de GMD na média dos 12 meses desta safra.
Comments