O professor Adilson Aguiar esteve entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2025, na Fazenda Palma, localizada no município de Luziânia, Goiás, para mais uma etapa de consultoria técnica. A visita faz parte do programa de acompanhamento oferecido pela Consupec – Consultoria e Planejamento Pecuário, empresa do professor.
Histórico da consultoria na Fazenda Palma
O professor Adilson Aguiar já havia prestado consultoria para a fazenda até 2012, retornando nos dias 25 e 26 de outubro de 2022 para realizar um inventário das pastagens, identificando a condição atual e o potencial dos sistemas de produção. A partir dessa análise, foi elaborado um diagnóstico detalhado das áreas de pastagem irrigadas e de sequeiro, além dos campos de produção de forragem suplementar.
A segunda etapa do programa incluiu novas visitas técnicas realizadas em 23 e 24 de fevereiro, 23 e 24 de maio, 30 e 31 de agosto, 08 e 09 de novembro de 2023, e 12 e 13 de novembro de 2024. Durante essas etapas, foram definidas orientações estratégicas para o aprimoramento dos sistemas de produção.
Na mais recente visita, realizada entre os dias 11 e 13 de fevereiro de 2025, o professor Adilson Aguiar deu continuidade à terceira etapa da consultoria, focada no acompanhamento da implementação das recomendações técnicas.
Produção agropecuária diversificada e de alto desempenho
Na Fazenda Palma são desenvolvidas as atividades de agricultura (cultivos de soja, milho grão e milho silagem, em sistema irrigado por pivôs centrais, e soja grão e forrageiras para silagem, pastejo e palhada, em sistema de sequeiro). Na pecuária, a fazenda atua com cria e recria de bovinos de corte e produção leiteira, sendo esta última focada nas raças Gir Leiteiro, Girolando e Holandês. A atividade leiteira teve início em 1964 e vem crescendo de forma expressiva nos últimos anos.
“Em 2024, a produção leiteira média da fazenda atingiu 29.000 litros de leite/dia, sendo parte da produção destinada ao laticínio próprio da fazenda, onde são fabricados produtos como coalhada, creme de leite, manteiga (com e sem sal), doce de leite e queijos dos tipos cottage, prato, frescal, minas padrão e ricota fresca. Parte do leite produzido também é comercializada na forma fluida para indústrias de laticínios”, explica Aguiar.
O queijo cottage da Fazenda Palma conquistou, em 2023, a medalha de prata na Expo Queijo Brasil, realizada em Araxá, Minas Gerais.
Sistemas produtivos e indicadores de desempenho
A produção leiteira da fazenda é dividida entre sistemas de pasto e confinamento, garantindo alta produtividade e eficiência.
Sistema a pasto irrigado
Cerca de 35% do leite produzido diariamente na fazenda é proveniente do pasto irrigado, onde 46 hectares de capim-tifton 85 são manejados sob um pivô central. “Em 2024, essa área sustentou uma média de 461 vacas em lactação, com taxa de lotação de 10 cabeças/ha e uma produtividade de 21,8 litros/vaca/dia. A produção média diária foi de 10.061 litros. Nos dias da minha visita (11 a 13 de fevereiro de 2025), a produção média diária subiu para 12.280 litros, com produtividade individual de 24,1 litros/vaca/dia”, afirma.
As vacas foram suplementadas com concentrados na primavera/verão e com concentrados e silagem no outono/inverno. Os indicadores médios de produtividade do sistema foram de:
• 79.830 litros de leite/ha/ano, considerando apenas a área de pastagem (46 ha);
• 47.080 litros de leite/ha/ano, considerando a área total utilizada para o sistema (46 ha de pastagem + 32 ha para produção de silagem de milho).
Sistema de confinamento (free-stall)
Os 65% restantes da produção diária de leite em 2024 vieram do sistema de confinamento do tipo “free-stall”, onde 580 vacas da raça Holandesa foram mantidas em regime intensivo, atingindo uma média de 32,4 litros/vaca/dia. Além disso, uma pequena parcela da produção veio de vacas da raça Gir Leiteiro.
Consultoria técnica e gestão dos sistemas de produção
Durante sua consultoria, o professor Adilson Aguiar tem orientado a fazenda em diversos aspectos estratégicos da produção, incluindo:
• Escolha e manejo de espécies forrageiras;
• Estabelecimento e infraestrutura de pastagens;
• Manejo do pastoreio;
• Controle de doenças, pragas e plantas daninhas;
• Correção e adubação dos solos;
• Planejamento alimentar do rebanho.
Além disso, a gestão dos indicadores técnicos e econômicos da fazenda conta com a consultoria de especialistas da Rehagro, garantindo um acompanhamento detalhado do desempenho produtivo e financeiro da atividade leiteira.
Com um sistema produtivo bem estruturado e acompanhamento técnico especializado, a Fazenda Palma segue como uma referência em pecuária leiteira de alta performance no Brasil.






Comments