Entre os dias 06 e 09 de junho de 2023, o professor Adilson Aguiar esteve trabalhando na Fazenda Roma, localizada no município de Palestina do Pará, no Estado do Pará.
Nesta visita, o professor Adilson executou as duas primeiras etapas do programa de consultoria oferecido aos seus clientes. A primeira etapa consistiu no inventário dos recursos da fazenda, como clima, solos, pastagens, infraestrutura, rebanho, objetivos, metas e indicadores técnicos e econômicos. A segunda etapa envolveu a apresentação do diagnóstico da situação atual da fazenda e do seu potencial de desenvolvimento.
A atividade principal realizada na Fazenda Roma é a recria e engorda de bovinos de corte. A fazenda possui uma área útil de pastagens de 2.460 hectares, onde são cultivados os capins Panicum sp (cultivares Massai, Mombaça e Zuri) e Brachiaria sp (cultivares Marandu e Xarés).
O manejo do pastoreio é realizado por meio dos métodos de lotação alternada, com dois piquetes por lote de animais, e lotação rotacionada, com três a quatro piquetes por lote de animais. Cada piquete possui uma área entre 6 a 20 hectares e conta com cochos e pontos de água.
Apesar do relevo predominantemente ondulado a fortemente ondulado da região, as pastagens da Fazenda Roma estão bem estabelecidas e o manejo do pastoreio está próximo do ideal na maioria delas. Além disso, há baixa infestação de plantas invasoras. Os animais da fazenda possuem excelente padrão genético, são mantidos em lotes com diferença de peso de 20 kg, são pesados regularmente e possuem uma gestão adequada de indicadores técnicos e econômicos. Os animais com peso inferior a 450 kg recebem suplementação protéica/energética em uma proporção de 0,1% do peso, enquanto os animais acima de 450 kg recebem entre 0,2% e 0,3% do peso.
No último ano-safra, a taxa média de lotação das pastagens foi de 1,87 cabeça por hectare. O ganho médio diário dos animais foi de 0,42 kg por cabeça, e a produtividade das pastagens foi de 9,56 arrobas por hectare ao ano.
O principal objetivo da contratação dos serviços do professor Adilson é receber orientações para intensificar a produção por meio da correção e adubação dos solos da fazenda.
Comments