Nos dias 25 e 26 de maio de 2023, o professor Adilson de Paula Almeida Aguiar retornou às Fazendas São Francisco e Santo Antônio, em Mogi Mirim, Estado de São Paulo, para dar continuidade ao programa de consultoria técnica/econômica nos projetos dessas duas propriedades. Esse foi o segundo trabalho realizado pelo professor nesses projetos ao longo do ano de 2023.
As Fazendas São Francisco e Santo Antônio são do Condomínio Canto Porto, empresa do senhor Antônio Carlos Canto Porto Filho e seus filhos.
Na Fazenda São Francisco, são desenvolvidas atividades de seleção das raças Gir Leiteiro e Girolando no setor de bovinos, além da criação de cavalos da raça Crioulo na Cabanha, com programas de transferência de embriões e FIV. Nessa fazenda, também está localizada a sede da CPEX.
Na Fazenda Santo Antônio, são desenvolvidas atividades de produção de leite com vacas das raças Girolando e Holandês, além da produção de grãos.
A Fazenda Santo Antônio registrou um aumento significativo na produção de leite nos últimos anos. Em janeiro de 2019, a fazenda tinha uma produção média diária de 9.380 litros, enquanto em dezembro de 2022, esse número aumentou para 40.927 litros. Isso representa um crescimento de 4,36 vezes ou 336% no volume diário de leite. Além disso, a produtividade média por vaca também teve um aumento de 37% entre dezembro de 2019 e dezembro de 2022.
No projeto, a forragem de capim Tifton 85 disponível nos pivôs 02 e 03 está sendo colhida mecanicamente e conservada na forma de feno, pré-secado ou silagem para alimentar as categorias animais presentes no sistema "compost barn". O pivô 01 foi convertido em uma área para a produção de silagem de milho e pré-secado de aveia.
Na Fazenda São Francisco, os sistemas irrigados 1, 2, 3 e 4 estavam em descanso após a aplicação de calcário e adubações de bases com fósforo, potássio e enxofre. Durante a visita do professor Adilson Aguiar em 9 e 10 de fevereiro de 2023, essas pastagens estavam sendo pastejadas por bezerras, novilhas e vacas doadoras Gir, além de receptoras cruzadas. A taxa de lotação nessa fazenda era de 12,4 cabeças/ha e 9,9 UA/ha. Já as pastagens em sequeiro (não irrigadas) eram cultivadas com diferentes espécies de capim, como Brachiaria sp (Braquiarão e Decumbens), Panicum sp (Mombaça e Tanzânia) e Cynodon sp (Tifton 85 e Vaquero). Durante a visita realizada nos dias 25 e 26 de maio de 2023, a taxa de lotação nessas pastagens era de 3,4 cabeças/ha e 2,8 UA/ha.
No projeto de seleção de equinos da raça Crioulo, na Cabanha Canto Porto, as pastagens são cultivadas com capim Tifton 85 em sistema de sequeiro (não irrigado) e são intensificadas por meio de correção e adubação do solo. Durante a visita nos dias 25 e 26 de maio de 2023, a taxa de lotação média estava em 1,60 equino/ha e 1,43 UA/ha.
O projeto de expansão da produção de leite na Fazenda Santo Antônio tem como meta ordenhar 2.404 vacas em um sistema altamente intensivo utilizando o "compost barn", visando alcançar um volume diário de 84.000 litros de leite. No mês de abril, o projeto encerrou com uma produção média diária de 41.184 litros.
Os projetos das Fazendas São Francisco e Santo Antônio são gerenciados por Geraldo Donizete Marcantônio, que está à frente do projeto há 28 anos, e pelo médico veterinário Thiago Nogueira Marcantônio, que integra a equipe há 7 anos. O engenheiro agrônomo Diogo Nogueira Marcantônio coordena os cultivos para a produção de grãos e silagens, bem como o manejo da pastagem.
No projeto, o professor Adilson Aguiar orienta o manejo da pastagem, desde a escolha das espécies forrageiras até o estabelecimento da pastagem, o manejo do pastoreio, a correção e adubação do solo, o controle de plantas infestantes e insetos pragas, além da produção de volumosos suplementares. Além disso, ele também orientou a implantação da infraestrutura necessária, como piquetes e bebedouros, e realizou a análise de viabilidade técnica e econômica do projeto de produção de leite em pasto da Fazenda Santo Antônio.
Comments