O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou entre os dias 15 e 18 de fevereiro de 2022 nos estados da Bahia, no município de Feira de Santana, e Minas Gerais, na região nordeste deste estado, no Vale do Rio Jequitinhonha, no município de Jequitinhonha, para a empresa Fazendas Reunidas Santa Maria.
No município de Feira de Santana, estado da Bahia, o trabalho foi na Fazenda Santa Maria e foi a primeira etapa do programa de consultoria que o professor Adilson Aguiar oferece a seus clientes, que é a etapa de inventário de recursos para a emissão de um diagnóstico.
Já no município de Jequitinhonha, estado de Minas Gerais, foi o terceiro trabalho na Fazenda Nossa Senhora Aparecida, que é uma das seis fazendas que a empresa tem na região.
A empresa investe nos programas de melhoramento genético das raças bovinas zebuínas Guzerá e Nelore, e das raças equinas Mangalarga Marchador e Pampa, desde 1973. A empresa ainda investe na pecuária de corte de ciclo completo.
O professor iniciou o trabalho na Fazenda Nossa Senhora Aparecida em 20 a 23 de abril de 2021 quando inventariou todos os recursos e emitiu um diagnóstico da situação atual e do potencial, e apresentou uma proposta de projeto.
Já os trabalhos dos dias 20 a 22 de setembro de 2021 e 15 a 18 de fevereiro de 2022 fizeram parte da terceira etapa do programa de consultoria que o professor Adilson oferece a seus clientes que é a etapa de acompanhamento.
Neste projeto, o professor Adilson está orientando a escolha de espécies forrageiras, o estabelecimento de pastagens, a adequação e construção de infraestrutura de módulos de pastoreio, o manejo do pastoreio, os manejos e controles de plantas infestantes e pragas, a correção e adubação do solo, a irrigação do solo, a suplementação do rebanho.
Pela terceira vez trabalhou junto com o professor Adilson o seu amigo e engenheiro agrônomo José Augusto, que é gerente de fazendas de pecuária de corte no Estado da Bahia e investe nas atividades de agricultura e de pecuária de corte (recria e engorda).
Comments