O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou pela segunda vez, em 2021, na Fazenda Santa Terezinha, localizada no município de São João da Ponte, Estado de Minas Gerais. O trabalho aconteceu nos dias 13 e 14 de setembro de 2021.
O primeiro trabalho neste projeto foi realizado entre 29 de julho a 1º de agosto de 2020, com a etapa de inventário de recursos para a emissão de diagnóstico, e pela segunda, terceira e quarta vez em 26 a 29 de agosto de 2020, 20 a 22 de janeiro de 2021 e 29 de março a 1º de abril 2021, respectivamente, e agora, pela quinta vez, com a etapa de acompanhamento.
Na Fazenda Santa Terezinha, além dos cultivos de soja grão e milho para silagem (são 287 ha irrigados), tem um rebanho de 27 mil ovinos da raça Dorper, dos quais, 15 mil são ovelhas em reprodução, no projeto de produção da carne premium de ovinos da marca Cara Preta e 27 ha de tanques de piscicultura, no projeto de produção de filé de tilápia, também da marca Cara Preta. Os frigoríficos de processamento destas carnes ficam dentro da Fazenda Santa Terezinha.
No projeto de ovinos têm 101 hectares de pastagens irrigadas por pivô central e por aspersão em malha.
Neste projeto, o professor Adilson Aguiar está orientando a escolha de espécies forrageiras, o estabelecimento de pastagens, o manejo do pastejo, o manejo e o controle de plantas infestantes e de pragas, a correção e adubação de solos das áreas de pastagens.
O projeto da Fazenda Santa Terezinha é uma referência na integração de atividades (agricultura, ovinocultura, piscicultura e indústrias de carnes de ovinos e de peixes), e de sustentabilidade por ser autossuficiente na produção de energia por meio de biodigestor e do uso de dejetos animais na adubação dos solos.
Comments