O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar esteve entre os dias 05 e 09 de abril trabalhando nos estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo e Goiás.
O professor Adilson Aguiar esteve no dia 05 de abril na Fazenda Santa Ofélia, município de Selviria, no estado do Mato Grosso do Sul. O professor Adilson acompanha o projeto desta fazenda desde 1995.
Nesta etapa, o objetivo foi orientar um plano de integração lavoura-pecuária nas áreas irrigadas e de sequeiro. Atualmente, a área útil da propriedade está explorada assim: 26% da área é irrigada por pivô central e cultivada com a sucessão soja > sorgo > feijão ou soja > milho > feijão; 37% da área está em sistema de sequeiro e explorada com a sucessão soja > sorgo; e 37% da área também em sistema de sequeiro, é explorada com pastagens atualmente com taxas de lotação de 2,84 cabeças/ha e 2,0 UA/ha.
A área irrigada será expandida em mais 83 ha. O planejamento de médio/longo prazo é fazer a rotação de cultura nas áreas irrigadas com ciclos de seis anos, sendo três anos de lavoura (soja > milho ou sorgo > feijão) e três anos de pastagens intensivas, e nas áreas de sequeiro com ciclos de seis anos, sendo três anos de lavoura (soja > sorgo) e três anos de pastagens.
Comments