O professor Adilson Aguiar trabalhou nos dias 05 e 06 de novembro de 2024 no estado de Goiás, prestando consultoria para a empresa Mood Pecuária Premium, que possui fazendas no município de Caçu. Nesta etapa, as orientações do professor concentraram-se no manejo de pastoreio em pastagens irrigadas e de sequeiro, controle de plantas daninhas e insetos-praga, adubação nitrogenada via fertirrigação, dimensionamento de cercas elétricas e escolha de espécies de capins forrageiros para equídeos.
A Mood Pecuária Premium possui três propriedades, duas são de cria e recria e uma é de recria e engorda. "As fazendas São Luiz e Santa Thereza desenvolvem a fase de cria e recria, enquanto a Fazenda Alvorada desenvolve as fases de recria e engorda”, afirma o professor.
No projeto, o professor Adilson orienta sobre:
a) escolha de espécies forrageiras; b) procedimentos para plantio de pastagens; c) manejo geral, incluindo controle de plantas daninhas, insetos-praga e pastoreio, com foco na correção e adubação do solo para intensificação do sistema; d) produção de silagem, entre outros. Além dessas orientações, ele realiza análises de viabilidade técnica e econômica para a adoção das tecnologias.
Nas fazendas da Mood Pecuária Premium, são conduzidos programas de melhoramento genético por meio da seleção da raça Nelore, orientados pelos programas PMGZ (Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos) da ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) e ANCP (Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores), e o cruzamento de raças Angus e Nelore para a produção de carne de alto padrão de qualidade.
Na safra 2021/2022, a empresa passou a investir na integração lavoura-pecuária, com sistema irrigado por pivôs centrais na Fazenda Alvorada. O pivô 01 (62 ha) já contabiliza três safras, enquanto o pivô 02 (82 ha) está em sua primeira safra, com sucessão de soja, milho e pastagem. Na safra 2024/2025, as áreas dos pivôs estão sendo exploradas com pastagens para recria e engorda.
Comments