O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou no dia 16 de setembro de 2022 nas Fazendas Primavera e Santo Antônio, localizadas no município de São Francisco, na região norte do Estado de Minas Gerais, uma região de clima semiárido com pluviometria média de 639 mm nos últimos 13 anos.
Estas fazendas somam uma área total de 1.677 ha, dos quais 856 ha estão efetivamente empastados suportando um rebanho de 947 cabeças.
Este foi o primeiro trabalho neste projeto quando foi executada a primeira etapa do programa de consultoria que o professor Adilson oferece para seus potenciais novos clientes por meio da sua empresa de consultoria, a CONSUPEC – Consultoria e Planejamento Pecuário, que é a etapa de inventário de recursos.
Acompanhou o professor Adilson Aguiar neste trabalho o engenheiro agrônomo e Doutor Matheus Teixeira que trabalha em outro projeto que o professor Adilson assessora, o das empresas Feno e Nelore Visual. Após o retorno do professor Adilson, Matheus permaneceu na fazenda para fazer o inventário de recursos do projeto (coordenadas geográficas, altitude, clima, solos, uso da terra, condição das pastagens, edificações e benfeitorias, rebanho, programas sanitário e de suplementação, eventos ao longo do ano).
Com base neste inventário será apresentado um diagnóstico da condição atual e do potencial deste projeto.
Os objetivos dos proprietários são: saber qual é o potencial das fazendas, qual será a capacidade de suporte das pastagens com manejo correto, para expandirem os projetos de produção e comercialização de animais Nelores PO, Nelores CL e cruzamentos.
Comentários