No período entre 10 e 14 de julho de 2023, o professor Adilson Aguiar esteve trabalhando nos Estados de Goiás e do Tocantins em prol da empresa Vera Cruz Agropecuária Ltda, uma das empresas do Grupo Otávio Lage, que possui atuação nos setores da pecuária de corte (cria, recria e engorda) e produção agrícola (grãos, sementes, tomate), além de outras áreas como álcool e açúcar (Jalles Machado), látex (OL Látex), comunicação (Rádio FM RVC) e imobiliário.
No Estado do Goiás, o trabalho de consultoria ocorreu na Fazenda Joia, que abrange os municípios de Bonópolis, Mutunópolis e Porangatu. A fazenda possui uma área total de 14.788 hectares, sendo 11.465 hectares destinados a pastagens e 555 hectares com integração lavoura/pecuária, utilizando a sucessão soja na safra e pastagens na entressafra. Na pecuária, a Fazenda Joia se dedica às atividades de melhoramento genético da raça Nelore, com um programa realizado pela CIA de Melhoramento, contando com 1.700 fêmeas em reprodução, além da recria de animais que são terminados em um confinamento estático para 20.000 cabeças localizado no município de Goianésia, também em Goiás. O rebanho médio anual nas pastagens é de 14.000 cabeças.
Já no Estado do Tocantins, a consultoria ocorreu na Fazenda Bandeirantes, localizada no município de Araguaçu, com uma área total de 8.708 hectares, sendo 5.860 hectares destinados a pastagens e 1.017 hectares com cultivo de seringueira. Na pecuária, a Fazenda Bandeirantes também investe no melhoramento genético da raça Nelore através dos programas PMGZ (ABCZ) e ANCP, contando com 1.700 fêmeas em reprodução, além de mais 1.300 no programa da CIA de Melhoramento. O rebanho médio anual é de 8.200 cabeças.
"No ano safra 2021/2022, foram terminados 30.000 animais, sendo 26.000 em confinamento, além da comercialização de 703 touros e embriões. Para a safra 2022/2023, o planejamento prevê o término de 32.000 animais e a comercialização de 1.050 touros", afirma Aguiar.
Este foi o quarto trabalho do professor Adilson Aguiar para a empresa Vera Cruz Agropecuária. O primeiro ocorreu entre 09 e 13 de maio de 2022, quando o professor realizou um diagnóstico das condições das pastagens nas propriedades.
Em todas as etapas de consultoria, o professor Adilson desempenhou uma minuciosa análise, inventariando todos os recursos utilizados direta e indiretamente no manejo das pastagens, incluindo clima, solos, infraestrutura das fazendas, manejo do pastoreio, controle de plantas invasoras e insetos pragas, correção e adubação do solo, bem como a suplementação do rebanho.
Com o trabalho realizado entre 10 e 14 de julho de 2023, o professor Adilson concluiu mais uma etapa do programa de consultoria que oferece aos seus clientes, proporcionando orientações valiosas sobre a escolha de espécies forrageiras, estabelecimento das pastagens, construção e adequação da infraestrutura, manejo do pastoreio, controle de pragas e plantas invasoras, correção e adubação dos solos, além de um planejamento alimentar eficiente para o sucesso das atividades agropecuárias.
Comments