O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar retornou às Fazendas São Francisco e Santo Antônio, em Mogi Mirim, estado de São Paulo. A visita aconteceu nos dias 09 e 10 de fevereiro de 2021 e o objetivo foi dar andamento no programa de consultoria técnica/econômica nos projetos destas duas propriedades. Este foi o primeiro trabalho nestes projetos no ano de 2021.
As Fazendas São Francisco e Santo Antônio são de propriedade do senhor Antônio Carlos Canto Porto Filho que administra em conjunto com dois dos seus filhos.
Nas Fazendas São Francisco e Santo Antônio são desenvolvidas várias atividades, tais como produção de leite com vacas Gir e Girolando, o programa de transferência de embriões, de FIV, destas raças, e o projeto do núcleo de seleção de equinos da raça Crioulo, e a In Vitro Clone, entre outras.
A Fazenda Santo Antônio fechou o mês de dezembro de 2019 com produção média de 17.532 litros/dia com 757 vacas com produtividade média por vaca de 23.1 litros/dia, suplementadas com silagens e concentrados. Já em 2020, de janeiro a dezembro a produção média foi de 19.932 litros/dia com 839 vacas em lactação com produtividade média de 23,74 litros/vaca/dia. Em janeiro de 2019, a produção diária foi de 9.380 litros. Já em dezembro de 2020 a produção média diária ficou em 22.663 litros. Assim o crescimento no volume diário de leite de janeiro de 2019 até dezembro de 2020 foi de 141%.
Na Fazenda Santo Antônio as vacas estavam em pastagens de capim-tifton 85 irrigadas por pivô central com taxa de lotação de 8.8 cabeças/ha e 10.8 UA/ha e em sistema “compost barn”, enquanto na Fazenda São Francisco bezerras e novilhas Girolando e Gir, e vacas doadoras Gir, estavam em pastagens de capim-tifton 85 também irrigadas por aspersão em malha com taxa de lotação de 11.6 cabeças/ha e 11.5 UA/ha, enquanto nas pastagens em sequeiro (não irrigadas) estava em 4.1 cabeças/ha e 2,3 UA/ha.
Na Fazenda Santo Antônio, em sistema de “compost barn” a produtividade média das vacas estava acima de 29 litros/vaca/dia e em sistema em pasto a produtividade média estava em 24.6 litros/vaca/dia.
No projeto de seleção de equinos da raça Crioulo, na Cabanha Canto Porto, tinha um rebanho de 84 animais em pastagem de capim-tifton 85 não irrigada com taxa de lotação média de 3,77 equinos/ha e 3,04 UA/ha.
A expansão do projeto de leite será feita na Fazenda Santo Antônio onde no projeto final serão ordenhadas 2.152 vacas em sistemas muito intensivo em pastagens irrigadas e em “compost barn” (vacas no período de transição) para a produção de um volume diário de 51.000 litros.
Os projetos das Fazendas São Francisco e Santo Antônio são gerenciados por Geraldo Donizete Marcantônio que está à frente do projeto por 26 anos, e pelo médico veterinário Thiago Nogueira Marcantônio (5 anos no projeto).
Os cultivos para a produção de grãos e silagens e o manejo da pastagem é coordenado pelo engenheiro agrônomo Diogo Nogueira Marcantônio.
O consultor Ernane Ferreira Campos, gerente de bovinos de leite da Rehagro orienta a gestão com o uso do software Ideagri e programa nutricional de suplementação.
Neste projeto, o professor Adilson orienta o manejo da pastagem nas áreas de escolha das espécies forrageiras, estabelecimento da pastagem, manejo do pastejo, correção e adubação do solo, controle de plantas infestantes e insetos pragas etc. Também orientou a implantação da infraestrutura de piquetes, bebedouros etc., e fez a análise de viabilidade técnica e econômica do novo projeto que está sendo implantado na Fazenda Santo Antônio.
Comentários