A meta para a safra 2021/2022 é alcançar um rebanho com 3.850 fêmeas em reprodução e um rebanho total de 10.500 cabeças na mesma área útil atual
O professor Adilson de Paula Almeida Aguiar trabalhou nos dias 18 e 19 de fevereiro na Agropecuária Guaicá, localizada no município de Caçu, estado de Goiás. O professor Adilson acompanhou este projeto entre 1998 e 2004, com dois trabalhos de rotina anualmente. Depois, por mudanças estruturais internas, o programa de consultoria foi interrompido e depois retomado em setembro de 2017, e desde então foi retomado com dois trabalhos de rotina por ano.
A Agropecuária Guaicá possui quatro propriedades na região sudoeste do Estado de Goiás, sendo duas de cria e duas de recria e engorda. As fazendas Guaicá e São Luiz desenvolvem a fase de cria, enquanto as fazendas Alvorada e Santa Tereza desenvolvem as fases de recria e engorda. A Agropecuária possui uma área total de 3.500 hectares (ha) e destes 2.615 são úteis explorados totalmente com pastagens, nas quais atualmente pastejam 8.034 animais em uma taxa de lotação de 3.1 cabeças/ha correspondendo a 2,11 UA/ha.
Neste projeto, o professor Adilson orienta: a) a escolha de espécies forrageiras; b) os procedimentos para o plantio de pastagens; c) seu manejo em geral (manejo e controle de plantas infestantes e pragas, manejo do pastejo), mas principalmente como foco na correção e adubação do solo para a intensificação do sistema para as fases de recria/engorda; d) produção de silagem. Além destas orientações, o professor Adilson realiza as viabilidades técnicas e econômicas das tecnologias para a decisão de sua adoção.
A meta para a safra 2021/2022 é alcançar um rebanho com 3.850 fêmeas em reprodução e um rebanho total de 10.500 cabeças na mesma área útil atual.
Comments